Tranca rua - Elevação


O sino da igrejinha
faz belém blemblaum
deu meia-noite o galo ja cantou
seu tranca rua que dono da gira
oi corre gira que ogum mandou

Pai Joaquim


Que preto é esse ô calunga?
Que chegou agora ô calunga ?
É pai Joaquim , ô calunga
Que veio da Angola , ô calunga

Preto na senzala


Preto na senzala, bateu sua caixa, deu viva à Yayá

Preto na senzala, bateu sua caixa, deu viva à Yoyô

Preto na senzala, bateu sua caixa, deu viva à Yayá

Preto na senzala, bateu sua caixa, deu viva à Yoyô



Viva Yayá, viva Yoyô, viva Nossa Senhora, cativeiro já acabou

Viva Yayá, viva Yoyô, viva Nossa Senhora, cativeiro já acabou

Iansã cade Ogum?


Iansã, Cadê Ogum?
Foi pro mar!
Mas Iansã, Cadê Ogum?
Foi pro mar!
(3x)

Iansã penteia
Os seus cabelos macios
Quando a luz da lua cheia
Clareia as águas do rio
Ogum sonhava
Com a filha de Nanã
E pensava q as estrelas
Eram os olhos de Iansã

Mas Iansã, Cadê Ogum?
Foi pro mar!
(2x)

Iansã, Cadê Ogum?
Foi pro mar!
(2x)

Na terra dos orixás
Um amor se dividia
Entre um deus que era de paz
E outro deus que combatia
Como a luta só termina
Quando existe um vencedor
Iansã virou rainha na coroa de xangô

Mas Iansã, Cadê Ogum?
Foi pro mar!

Iansã, Cadê Ogum?
Foi pro mar!

Mas Iansã, Cadê Ogum?
Foi pro mar!

Iansã, Cadê Ogum?
Foi pro mar!

Mas Iansã, Cadê Ogum?
Foi pro mar!

Iansã, Cadê Ogum?
Foi pro mar!

Exu Marabô


Quem manda na mata é Oxóssi





Quem manda na mata é Oxossi,
Oxossi é caçador,
Oxossi é caçador. (bis)
Eu vi meu pai assobiar,
Ele mandou chamar. (bis)
É na Aruanda auê!
É na Aruanda auá! (bis)
Seu Pena Verde de Umbanda,
Ele mandou chamar.

Marinheiro só



Eu não sou daqui
Marinheiro só
Eu não tenho amor
Marinheiro só
Eu sou da bahia
Marinheiro só
De são salvador
Marinheiro só
Lá vem, lá vem
Marinheiro só
Como ele vem faceiro
Marinheiro só
Todo de branco
Marinheiro só
Com o seu bonezinho
Marinheiro só
Ô, marinheiro marinheiro
Marinheiro só
Ô, quem te ensinou a nadar
Marinheiro só
Ou foi o tombo do navio
Marinheiro só
Ou foi o balanço do mar
Marinheiro só

Descendo a serra - Preto Velho




Lá vem negra velha

Descendo a serra com sua sacola

Ela traz o rosário , ela traz uma guia , ela vem de angola

[refrão]

Eu quero ver vovo, eu quero ver vovo

Eu quero ver se filho de pemba tem querer

Preto Velho subida





sineta do céu bateu
Oxalá já diz
É hora
A sineta do céu bateu
Oxalá já diz
É hora

Eu vou, eu vou, eu vou
Fiquem com Deus e
Com Nossa Senhora
Eu vou, eu vou, eu vou
Fiquem com Deus e
Com Nossa Senhora

Hino dos Orixás

   

Hino Dos Orixás

 

Penso no dia que logo vai nascer
E o meu peito se enche de emoção
A esperança embate o meu ser
Eu sou feliz e gosto de viver.
Pela beleza dos raios da manhã
Eu te saúdo Mamãe Iansa
Pela grandeza das ondas do mar
Me abençoe Mamãe Iemanja
A mata virgem tem seu semeador
Ele é Oxossi Oke Oke Aro!
Na cachoeira eu vou me refazer
Nas águas claras de Oxum ai eio
Se a injustiça faz guerra de poder
Valha-me a espada de Ogum, Ogunhe
Não há doença que venha me vencer
Sou protegido(a) de Abaluae
Eu sou de Paz
Mas sou um lutador
A minha lei quem dita é Xangó
A alegria já tem inspiração
Na inocência de Cosme e Damião
Não tenho medo
Vou ter medo de que?
Tenho ao meu lado Nanã Boruque
E essa luz que vem de OXALÁ
Tenho certeza vai me iluminar...
Penso no dia que logo vai nascer
E o meu peito se enche de emoção
A esperança embate o meu ser
Eu sou feliz e gosto de viver
Pela beleza dos raios da manhã
Eu te saúdo Mamãe Iansa ...
E essa luz que vem de OXALÁ
Tenho certeza vai nós ILUMINAR!





Hino da Umbanda







Hino da Umbanda
 
Refletiu a luz divina 
Com todo seu esplendor 
vem do reino de Oxalá 
Onde há paz e amor 
Luz que refletiu na terra 
Luz que refletiu no mar 
Luz que veio de Aruanda 
Para tudo iluminar 
A Umbanda é paz e amor 
é um mundo cheio de luz 
É a força que nos dá vida 
e a grandeza nos conduz. 
Avante filhos de fé, 
Como a nossa lei não há...
Levando ao mundo inteiro 
A Bandeira de Oxalá ! 
Levando ao mundo inteiro 
A Bandeira de Oxalá !

Música na Umbanda

Umbanda, uma religião musical 

 Orixás, patuás, batuques, rituais – toda uma mistura que funciona e se agrupa como algo definido a partir da diversidade. No Brasil, que estampa na cara de seu povo o legado da miscigenação, outras esferas sócio-culturais também andaram se mesclando e originaram as “coisas típicas” de uma nação atípica. A vinda dos negros africanos para o Brasil, somada à já instalada cultura tupi-guarani, ao catolicismo dos brancos e posteriormente ao espiritismo de Kardec fez nascer uma nova religião. 

Umbanda - uma combinação de candomblé, santos católicos, comunicação com os espíritos. O tripé da umbanda é formado pela imagem do preto-velho (antigos escravos), do caboclo (índio nativo) e do exu (orixá africano mais ligado ao homem). Eles são responsáveis por comandar os trabalhos ritualísticos e levar ao homem tudo o que ele necessita para se aperfeiçoar moral e espiritualmente.

Canto, palmas, atabaques, agogôs, sinos, adejás - o som produzido nos rituais ajudam o cérebro a alterar sua frequência de ondas, facilitando assim aos médiuns a conexão mediúnica com seus guias. A batida dos atabaques, chamados de “a voz dos orixás”, auxiliam no transe mediúnico alterando o giro dos chakras responsáveis pela incorporação.

 Musicalidade Umbandista  

A musicalidade umbandista é que marca os pontos para cada momento da gira (reuniões de trabalho na Umbanda. As giras fazem referência ao giro cósmico universal). 

A música tem a capacidade de elevar nossos padrões vibratórios e de pensamento ajudando a estabelecer contato com esferas mais elevadas. Vide os padres Fábio de Melo da vida, a música pode também ser usada para atrair fiéis e/ou os manter. Por outro lado, sem tais propósitos, mas que muito ajudaram a difundir a cultura umbandista, artistas como Clara Nunes e Rita Ribeiro rearranjaram os cantos da religião e hoje, mesmo quem não aprecie a Umbanda, entusiasma-se com os cantos dos orixás.

 (Ambos os textos foram retirados do site www.jfempauta.com)